"Compartilhando Experiências: Superando Desafios e Ampliando Horizontes"

Neste espaço, pode-se escrever as experiências boas e ruins como uma forma de compartilhar nossas dificuldades ao trabalharmos em um país onde as leis e decretos frequentemente não passam do papel. Quando criei este blog, meu objetivo era desabafar a frustração que sentia ao ver tantos alunos em Goiânia sem intérpretes de Libras devido ao descaso do governo. No entanto, logo percebi que poderia ir além e comecei a publicar textos de pessoas que nem conhecia, mas que gostei de ler. Acreditei que compartilhar esse material seria útil para outras pessoas em suas pesquisas. Surpreendentemente, meu blog teve um acesso significativo em pouco tempo, considerando que foi criado em abril de 2011. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos que têm visitado este blog. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma. Se você tiver um texto para compartilhar, envie-me, pois eu o postarei, o que também será uma ajuda para mim. E-mail: regisneia@gmail.com

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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mãos que Calam a Vida Continua, Relembrando o Começo de Tudo

Google imagens mãos de adultos e bebê uma sobre a outra
 Em nossa Constituição no Art. 205 lemos que: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. E nesse âmbito pegamos carona com a Declaração de Salamanca que diz que: toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem. Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regulares, que satisfaz a tais necessidades. Segundo afirma José Pires, o termo inclusão reflete o momento histórico de um processo de progressão por que passa a visão de nossa sociedade relativa à deficiência. O que, afinal sugere essa prática? Se, ao longo de um processo, os holofotes mudaram como sublinha Mônica Pereira dos Santos – passagens sucessivas do indivíduo para os serviços de apoio pra a sala de aula, para uma visão multidimensional -, a prática da inclusão reflete uma luta pela educação para todos que, por sua vez, faz parte do processo maior ainda de luta pelo reconhecimento da igualdade de valores entre os seres humanos.
As leis que garantem e asseguram os direitos dos indivíduos, sem observar etnia, raça ou sexo, me leva a  lembrança de minha trajetória: no ano de 2009 participei de um Processo Seletivo para professores na Subsecretaria de Inhumas. Preenchi tudo e no final acrescentei "LIBRAS". Quando a atendente viu esse nome ela me perguntou - Você sabe LIBRAS? Eu lhe respondi: NÃO! Coloquei só por colocar, comecei Libras faz muito tempo e não concluí, nem precisa me ligar para eu trabalhar nessa área, aliás, tira isso daí. - Não ela disse, mesmo com o pouco que você sabe pode ser útil. Dias depois a coordenadora me ligou pra dizer que fui selecionada para atuar como Profissional Intérprete de Libras, que eu deveria fazer uma prova de proficiência no dia tal. – O quê? Não posso. Não sou qualificada, fiz esse curso há anos e esqueci tudo, sem contar que nem terminei. – Tudo bem, eu consigo um prazo pra você se preparar mais, marco a prova pra daqui quinze dias, boa sorte. Eu visitei o Curso Chaplin e contei para o professor Edson, ele se dispôs a me dar aulas particulares e seguimos com estudo, choro, desespero e agonia. No dia da prova não passei e liguei para a coordenadora lhe dando a má notícia. – Tudo bem, depois você passa. Vá à Escola Tal, e leva seus documentos, o aluno é muito nervoso e quer uma intérprete de qualquer jeito, e só temos você. Desliguei o telefone e comecei a chorar. Não era possível eu deveria ficar feliz, mas estava triste e desesperada me considerava incapaz de exercer tal função e esse aluno como seria nosso dia-a-dia? Levei tudo fui contratada, mas antes falei com ele disse que sabia pouquinho Libras, imediatamente ele disse tudo bem. Os dias começaram a transcorrer e ele começou a me rejeitar dizendo que eu não sabia Libras que ele queria alguém com capacidade de lhe traduzir o que os professores falavam, eu na maior saia justa, queria o trabalho, não tinha competência, estava com complexo de rejeição e chorava em casa todo dia. Tomei uma decisão: capacitar-me para poder atendê-lo melhor. Recebi um dinheiro referente a um lote que vendi e paguei o Curso todo à vista. Não resolveu. Eu estava caminhando muito lentamente ele conhecia Libras desde os nove anos, não tinha paciência comigo, nem sei dizer a inúmeras vezes que pedi demissão pra Diretora e pra coordenadora da Sub, elas diziam sempre a mesma coisa: - Vá levando, liga não. Ele sempre foi assim: agressivo e desinteressado, antes ele tinha uma intérprete o contrato dela venceu ele era assim também, a tratava mal. E assim o ano seguiu seu ritmo com o aluno fugindo de mim dentro da sala de aula, se recusando a olhar pra mim. Quando eu sentava ao seu lado ele sentava em outro lugar, só me procurava nas horas dos trabalhos e das provas, eu para tentar conquistá-lo, fazia-lhe os trabalhos e respondia suas provas. Formei no final daquele ano em Libras, e durante o ano fiz novos cursos nessa área. Passei para outra Instituição e comecei a fazer um curso de Intérprete, passei na UFG em Letras Libras e também na Proficiência em LIBRAS.
Quando chegou o fim do ano meu contrato foi cancelado por burocracia, sendo que havia dois alunos  portadores de Necessidades Educativas Especiais e precisavam de uma intérprete, mas a atual Diretora não requereu minha recontratação. Foi quando recebi uma ligação de uma Assistente Social me convidando para trabalhar por Goiânia, ela teve conhecimento de minha pessoa através de uma colega de Pós em Educação Especial. Eu já tinha concluído o Curso de Pedagogia. Aceitei de pronto, e quando cheguei lá constatei que a aluna não conhecia Libras, era uma copista e não sabia Português. Aceitei o desafio de lhe ensinar ambos: pesquisei sobre o assunto, pedi orientação especializada e comecei a desenvolver meu trabalho de alfabetização. No início ela tinha vergonha de fazer os sinais em libras, chorava e dizia que queria um aparelho para aprender a ouvir. Um dia a levei ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). Foi uma experiência formidável: ela teve contato com outros Surdos, percebeu o quanto é importante aprender Libras, andou de carro com um Surdo, fez novas amizades e gostou muito. A partir desse dia seu interesse pela Língua Brasileira de Sinais foi outro, estava indo muito bem no aprendizado e desenvolvendo lentamente na Língua Portuguesa. O ano passou e ela fez uma apresentação em Libras da Oração do Pai Nosso. Esse ano de 2011, eu tinha novos planos para nós, quero dizer para seu aprendizado. Eu iria levá-la para fazer o Curso de Libras a partir do segundo semestre lá no (CAS), pois sua mãe não tem tempo, apesar de a aluna já ter completado 18 anos ela nunca fez um curso que lhe ensinasse sua primeira Língua. Meu Diretor fez de tudo para que eu fosse recontratada, correu atrás, mas no dia último do mês de Março passado, fiquei sabendo que meu contrato ainda não foi assinado, e que por isso eu trabalhei e não recebi me deram um número de Processo para que possa acompanhar o andamento da situação se serei recontratada e quando isso ocorrerá. Eu disse pode deixar. DESISTO! Não tenho condições de trabalhar de graça, sou uma pessoa que têm compromissos a serem cumpridos, preciso receber, eu gosto muito da aluna, mas infelizmente terei que abandonar esse trabalho. E foi o que aconteceu. Eu parei de trabalhar com a aluna, deixei-a em prantos e vim embora pra casa. Hoje sou uma profissional nessa área e digo o seguinte: para se gostar de trabalhar Inclusão é como gostar de Ópera ou você ama ou odeia. Não foi amor a primeira vista, a Inclusão foi me conquistando aos poucos e estou tão apaixonada que nem sei como recomeçar minha vida diante dessa separação. Tenho experiência ampla na área de vendas, porém está difícil voltar para o antigo ramo profissional. Então pergunto onde Estão as Leis? Estou sabendo que tem aluno evadindo da sala de aula por não ter um profissional intérprete, isso sem contar, nos vários alunos que precisam de um profissional que lhes deem um suporte especial. Essa é mais uma burocracia e descaso dos Governantes com o profissional, as Leis e Decretos ficam apenas no papel para fazer bonito lá fora para outros países lerem. Eu criei esse blog e através dele venho tentado ajudar pesquisadores em seus estudos, ainda sou leiga em termos de construção de blog (rss..), mas estou sempre pesquisando e lendo o que for possível, estou estudando e prestando concursos e peço à todos que torçam por mim. Até hoje minha ex-aluna chora por mim, e de vez em quando eu saio com ela, os outros alunos, eu soube que um ainda continua estudando sem intérprete assim como essa aluna que me referi. Agora é torcer para o Governador de Goiás dar novas oportunidades aos profissionais através de concursos públicos. Enquanto isso...


Implante Coclear

Google imagem bebê com implante coclear


O implante coclear é uma cirurgia feita há mais ou menos  20 anos no Brasil e consiste na implantação de um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que têm surdez profunda. Assim, o implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados na orelha interna, dentro da cóclea. O nervo leva esses sinais para o cérebro. Funciona como um ouvido biônico. As primeiras pesquisas com implante coclear começaram na França em 1957 e no início da década de 70 e foram usadas clinicamente nos Estados Unidos. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existem mais de 20 mil pessoas no mundo que são implantadas. Um processador semelhante a um microfone em miniatura detecta as frequências componentes dos sons de entrada e as envia para o local apropriado na membrana basilar, por fios minúsculos. O implante coclear tem causado muito interesse e polêmica entre a comunidade surda, pois seus resultados muitas vezes não são os desejados e trata-se de uma cirurgia irreversível, ou seja, a orelha operada nunca mais poderá receber nenhum outro tipo de amplificação caso a cirurgia não tenha sido um sucesso. A indicação do implante coclear é feita para os casos de perda auditiva profunda bilateral e quando o uso de AASI não funciona proporcionou bons resultados. A diferença entre o implante Coclear e o a AASI é que o primeiro é um estimulador elétrico, ele fará o papel de toda a orelha. Já o AASI é um amplificador de sons. Após uma avaliação médica, os candidatos são aqueles que se enquadram basicamente nos seguintes critérios: 
Crianças
  • Surdez Neurossensorial profunda bilateral ("surdez do nervo");
  • Idade de 18 meses ou mais;
  • Pouco ou nenhum benefício com o uso de AASI após seis meses de uso;
  • Sem contraindicação médica;
  • Motivação e expectativas familiares apropriadas e realistas;
  • Necessário acompanhemento fonoaudiológico.
Adultos (com suredez pós-lingual)
  • Surdez severa ou profunda em ambos os ouvidos;
  • Surdez adquirida após aprendizado de linguagem oral;
  • Benefício limitado de aparelhos acústicos bem adaptados e um resultado de menos de 30% de reconhecimento de sentenças testadas com aparelho de audição;
  • Sem contraindicação médica;
  • Motivação e expectativa adequadas.
Adultos (com surdez pré-lingual)
  • Surdez severa ou profunda em ambos os ouvidos adquirida antes de aprnder a falar;
  • Surdez adquirida antes do aprendizado de linguagem oral;
  • Benefício limitado de aparelhos acústicos de audição bem adaptados e um resultado de menos de 30% de reconhecimento de sentenças testadas com aparelho de audição;
  • Sem contraindicação médica;
  • Motivação e expectativa realistas.
O implante coclear é uma nova tecnologia a serviço das pessoas que apresentam uma perda profunda de audição, mas é importante saber que:
  • nem todos são candidatos a esta tecnologia;
  • seu uso depende do uso do aparelho e de uma antena externa;
  • após a cirurgia se faz necessário muito tempo de terapia fonoaudiológica;
  • a cirurgia mais o aparelho do transplante custam em média cinquenta mil e as filas no Sistema Único de Saúde (SUS) são imensas. (Esclarecendo as Deficiências).
 Meu nome é Maiara Marques, tenho 30 anos e sou mãe de uma linda garotinha, Sarah, que nasceu com surdez profunda bilateral. Ao descobrirmos a surdez ficamos sem chão... Enfim, para quem recorrer? Mas isso durou apenas algumas horas. Então, fomos à luta! 
Buscamos saber sobre surdez, aparelho, cirurgia, Libras, escola... Foi quando descobrimos o implante coclear em um site. Mas, até chegarmos ao implante, fomos lhe ensinando Libras, comecei a ler, comprar livros para que eu pudesse aprender para passar a ela. Com 1 ano e 10 meses, minha filha falava em sua língua materna, a Libras, e fazia uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), mas sem ganho. Foi aí que pesquisamos bastante sobre o implante coclear, procuramos outras pessoas que haviam feito, mas em minha cidade, ela foi a primeira a realizar tal cirurgia. Buscamos então o Hospital das Clínicas em São Paulo, onde começaram a ser realizados vários tipos de exames, consultas, testes, até o dia 8 junho de 2005, às 16 h, quando foi realizada a cirurgia. Horas de angustia e ansiedade, mas também de alegria por termos conseguido algo de bom para ela. Chegou o grande dia de ligar os equipamentos externos: 12 de agosto de 2005. Ao entrarmos na sala, a ansiedade tomava conta de nós, queríamos saber qual seria a reação de nossa princesa ao ouvir pela promeira vez... A emoção foi grande quando o implante foi ativado, lembro-me como se fosse hoje: ela olhou pra mim, para o meu esposo, e começamos a chorar. Naquele dia fizemos testes o dia todo - assobio, palmas, rádio e o tão esperado: a chamamos pelo seu nome: Sarah. Então, ela nos olhou e deu um sorriso. A alegria que sentimos naquele momento só estava começando, assim como minha luta para incluí-la em uma escola regular. Tenho um blog www.mayarinhamarques.blogspot.com no qual  há matérias onde os pais podem tirar suas dúvidas, assim como eu meu esposo tivemos. (Ciranda da Inclusão).

Referências:
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Ciranda da Inclusão: Esclarecendo as Deficiências, São Paulo, Ciranda Cultural, 2009.
Revisata Ciranda da Inclusão, 2010.  
Importado apenas para leitura.