Neste espaço pode-se escrever as experiências boas e ruins, é uma forma de passar para os outros nossas dificuldades ao trabalharmos em um país que as Leis e Decretos ficam apenas no papel. Quando criei este blog queria tão somente desabafar a frustração de ver tantos alunos aqui em Goiânia sem intérprete de libras, provocado pelo descaso do governo, mas depois percebi que poderia fazer mais, então comecei a postar textos de pessoas que nem conheço e gostei de ter lido. Achei que compartilhando esse material estaria ajundando outras pessoas em suas pesquisas, o que eu não pensei é que teria tanto acesso em tão pouco tempo, visto que meu blog foi criado em abril de 2011. Gostaria de agradecer a todos que têm acessado este blog, e espero ter ajudado e contribuido com alguma coisa. Se você tiver um texto que possa me enviar eu o postarei, assim estará me ajudando também.(regisneia@gmail.com)

Tradizir página

Adicionar aos Favoritos

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

domingo, 1 de maio de 2011

Plano de aula/prolibras

Imagem do Google Trabalho em Equipe
Os graduandos do Curso de Letras Libras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), do pólo IFG (Instituto Federal de Goiás), tiveram a iniciativa de preparar um curso que auxiliará os cursistas do Prolibras tanto na prova objetiva quanto na prova prática, e no intuito de contribuir com eles eu postarei alguns planos de aulas para aqueles que vão fazer a prova prática para instrutor de Libras.
***
"Atenção alunos do prolibras, a 2ª parte está na postagem do dia 13 de fevereiro de 2012, para acessar é só pesquisar neste blog usando a palavra chave: PROLIBRAS". 
***
Conteúdo - Numerais (Libras)
Objetivo - O aluno precisa compreender a diferença de números quando utilizados para enumerar pessoas, somar, contar unidades, diferenciar o 1(um)  de 1º(primeiro), pois em seu dia-a-dia tanto na escrita em português quanto em um diálogo existem essas diferenças.
Metodologia - Em todos os momentos utiliza-se números em nosso dia-a-dia. Todas as disciplinas têm incorporadas de uma forma ou de outra a matemática, para tanto será utilizada a metodologia de associação de figuras com animais e números cardinais para melhor fixação, ao mesmo tempo em que estiver trabalhando a disciplina de Ciências. Será desenvolvida a disciplina Português através de fichas com palavras e contagem das letras que compõe a palavra ofertada. A disciplina Geografia será explorada no conteúdo do Senso brasileiro, sendo que o aluno irá adiquir a informação e ao mesmo tempo apreender os números. Trabalhar-se-a uma das quatro operações da matemática em questão a de adição por meio de perguntas e respostas utilizando como exemplo as frutas. 
Recursos - Será utilizado cartaz e fichas.
Avaliação - Os alunos serão avaliados através de participação e atividades com questões objetivas.
****
Contúdos - Formalidade e Informalidade 
Objetivo - Ensinar os alunos como se vestir para ir em qualquer lugar.
Metodologia - Apresentar o diálogo ensinando as diferenças, níveis de formalidade e informalidade.
Recurso - Apresentação em libras, quadro e giz.
Avaliação - Participação dos alunos e perguntas sobre informalidade no dia-a-dia e informalidade.
****
Conteúdo - Advérbio de tempo
Objetivo - Ensinar aos alunos as diferenças do advérbio de tempo (passado, presente e futuro).
Metodologia - Apresentar exemplos e também histórias explicando as diferenças nos diálogos.
Recurso - Apresentação, quadro e giz.
Avaliação - Participação dos alunos.
****
Conteúdo - Classificadores predicativos
Objetivos - Compreender o que são Classificadores Predicativos e sua aplicação para pessoas, animais e coisas.
Metodologia - Explicar cada classificador e os contextos utilizados. Em seguida contar as história da Chapeuzinho Vermelho para que os alunos percebam os classificadores empregados.
Recurso - Contação de história, gravuras de pessoas, animais e coisas.
Avaiação - Cada aluno deverá contar uma breve história usando classificador.
****
Conteúdo - Tipos de Negação
Objetivo - Instigar os alunos a compreenderem os tipos de negação em libras.
Metodologia - Aula expositiva trabalhando os tipos de negação em diferentes frases.
Recurso - Uso de fichas demonstrativas de sinais diversos (QUERER-NÃO, GOSTAR-NÃO, TER-NÃO,PODER-NÃO), e apresentação de imagens de frutas.
Avaliação - Avaliará a compreensão dos alunos quanto ao uso de negação em libras.
****
Conteúdo - Comparativo, superioridade, inferioridade e igualdade.
Objetivo - Apresentar os sinais dos termos comparativos identificando dentro do contexto.
Metodologia - Usar exemplos de família para contextualizar o conteúdo proposto. Aula expositiva dialogada fazendo uso de fotos de pessoas da família para melhor aprendizagem da turma.
Recurso - Fotografia de pessoas da família.
Avaliação - Compreensão, participação e envolvimento.
***
Nota: Esses planos de aulas tiveram a orientação da professora Núbia Faria, e os textos acima escritos foram feitos pelas alunas: Ednéia, Elivânia, Hermenegilda, Luciene, Raquel em ordem alfabética, um está sem assinatura. As aulas foram realizadas com duração de quatro dias e agradecemos todo empenho dos organizadores: Karime Chaibue, Maricia Matias, Núbia Guimarães, Rennon Franklin, Thatita Costa, Thiago Cardoso.

8 comentários:

  1. Ricardo Barros03/05/2011 10:32

    Muuuuito obrigado por sua ajuda, é muito difícil encontrar o que a gente ta procurando pra pova de hoje. Eu tenho que explicar sobre Uso da datilologia, sinais soletrados e características de coisas, animais e coisas. Eu to perdido, não sei o que fazer e como fazer, se der tempo, me mande algo até as 14:00hs meu e-mail é digonao@hotmail.com. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Olha no seu e-mail que eu já enviei.
    Elivânia

    ResponderExcluir
  3. Oi Elivania, tudo bem?
    Meu tema é igual ao do Ricardo que te pediu sobre sinais soletrados. Também to confusa, pode me ajudar?
    MEu email é tatymc3@hotmail.com, amanha será minha prova pratica, tem como me enviar hoje?
    Att
    Tatiane

    ResponderExcluir
  4. Ta no seu e-mail. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  5. OLA AMIGAS, PRECISO MUITO DE UM PLANO DE AULA SOBRE PRONOMES E TIPOS DE VERBOS.....SE ALGUEM JA PASSOU NO EXAME E TVIER ENVIE PARA MEU E-MAIL: celiapavarini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Preciso muito de sua ajuda!
    Gostaria de saber se na prova prática é preciso entregar o Plano de aula escrito. É permitido usar algum recurso na aula? Por exemplo, fichas, imagens, cartazes?
    Meu email é: teresa_cristina_@hotmail.com . Por favor, pode enviar a resposta para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa você acessou o planto de aula 2ª parte neste blog, lá você irá tirar todas as suas dúvidas, acho que tem alguns planos de aula lá. Favor entre no canto direito do monitor e pesquise por palavra chave. Obrigada.

      Excluir
  7. Ola, lhe enviei um email solicitando uma ajuda para a segunda etapa do PROLIBRAS que eu farei essa semana,para o email que peguei aqui no blog. Se puder me ajudar,agradeço muito.
    Ate

    ResponderExcluir